Invasões na ditadura, aulas do pai de Kamala Harris e pioneira nas cotas: veja curiosidades sobre a UnB
18/01/2025
Dia da Universidade é celebrado neste sábado (18); g1 separou cinco fatos curiosos da Universidade de Brasília (UnB). Universidade de Brasília, campus Darcy Ribeiro
Isa Lima/Secom UnB
O quanto você conhece a Universidade de Brasília (UnB)? Para o Dia da Universidade, celebrado neste sábado (18), o g1 separou cinco fatos curiosos sobre a instituição, um pequeno recorte da vasta e rica história da UnB (veja detalhes mais abaixo).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 no WhatsApp.
🔎 A UnB é uma instituição federal de ensino superior brasileira fundada em 1962, pouco depois da inauguração da própria capital. Nos últimos dez anos, mais de 100 mil estudantes passaram pela universidade.
Veja as seguintes curiosidades:
JK pediu construção da Universidade
Colaboração de Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira e Oscar Niemeyer
Invasões na ditadura militar
Pai da vice-presidente dos EUA Kamala Harris deu aulas na universidade
Pioneira nas cotas
JK pediu construção da Universidade
Darcy Ribeiro e o Presidente Juscelino Kubitschek ainda em tratativas sobre a criação da UnB, em 1959. Darcy Ribeiro discursando; Juscelino ao lado.
Arquivo Nacional
Em 21 de abril de 1960 — data da inauguração de Brasília —, o presidente Juscelino Kubitschek enviou uma mensagem ao Congresso Nacional pedindo a criação da Universidade de Brasília, de acordo com a Fundação Darcy Ribeiro.
A UnB foi oficialmente criada em 1961, por uma lei sancionada pelo então novo presidente João Goulart (veja foto abaixo).
Lei de criação da UnB sendo assinada pelo presidente João Goulart em dezembro de 1961.
Cedoc UnB
A instituição foi inaugurada em 21 de abril de 1962, com 413 alunos. À época, os estudantes podiam optar por somente cinco cursos: direito, administração, arquitetura e urbanismo, letras brasileiras e economia.
Colaboração de Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira e Oscar Niemeyer
Montagem com fotos de Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira e Oscar Niemeyer (esquerda para direita).
reprodução
Entre os nomes que marcaram o início da história da Universidade de Brasília estão: Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira e Oscar Niemeyer.
Darcy Ribeiro: antropólogo, historiador e defensor da causa indígena, idealizou a UnB e atuou em defesa da lei que cria a instituição. Ele cuidou do projeto pedagógico e foi o primeiro reitor da universidade. Darcy ainda foi ministro da Educação e ministro chefe da Casa Civil do governo de João Goulart. Na ditadura militar, em 1964, Darcy foi exilado. Ele retornou ao Brasil apenas em 1976.
Anísio Teixeira: jurista e educador, ele cuidou do plano educacional de Brasília na década de 1960. Sendo outro idealizador da UnB, Anísio foi reitor da instituição entre 1963 e 1964. Com o golpe militar de 64, ele foi obrigado a se aposentar. Em 11 de março de 1971, ainda durante a ditadura, Anísio desapareceu, sendo encontrado morto três dias depois.
Oscar Niemeyer: um dos principais nomes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer projetou diversos prédios de Brasília, como o Congresso Nacional e a Catedral. O arquiteto também é responsável pelo projeto de prédios da UnB, como o Instituto Central de Ciências (ICC).
Invasões na ditadura militar
Estudantes da UnB são detidos pela polícia dentro do campus Darcy Ribeiro em agosto de 1968, na ditadura militar.
Arquivo Central/AtoM/UnB
Em 1964, começou o golpe militar. À época, estudantes e professores da instituição foram presos e perseguidos, alguns até torturados. A universidade aponta que sofreu quatro invasões durante a ditadura militar:
9 de abril de 1964: nove dias após o golpe, segundo a UnB, os militares chegaram em 14 ônibus, invadiram salas de aula e revistaram estudantes. Os militares ainda buscaram 12 professores que deveriam ser presos e interrogados;
11 de outubro de 1965: invasão aconteceu em resposta a uma greve iniciada em 8 de setembro, que criticava a demissão de professores. A universidade conta que os militares chegaram pela madrugada e proibiram a entrada no local. À época, 223 dos 305 professores se demitiram;
29 de agosto de 1968: foi considerada a mais violenta. Alunos protestaram contra o assassinato de um estudante no Rio de Janeiro. Na invasão, militares detiveram mais de 500 pessoas na quadra de basquete — 60 delas foram presas. Um estudante chegou a ser baleado na cabeça e ficou em estado grave;
6 de junho de 1977: segundo a UnB, estudantes e professores fizeram uma greve contra a repressão. Militares invadiram a universidade e realizaram prisões.
Polícia reprime estudantes em greve durante a invasão da Universidade de Brasília (UnB) em junho de 1977.
Memorial da Democracia
Foi na invasão de 1968 que o líder estudantil Honestino Guimarães foi preso. O estudante já havia sido detido outras vezes por pichar muros e participar de manifestações contra o regime militar. Mas, com a prisão em 1968, ele acabou sendo expulso da UnB.
Honestino Guimarães passou a viver clandestinamente e assumiu a presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE). Ele desapareceu em 1973 e sua morte foi reconhecida em1996. O corpo dele nunca foi entregue à família.
Pai de Kamala Harris deu aulas na universidade
Pai de Kamala Harris estranhou ausência de negros na UnB
O acadêmico e economista Donald J. Harris, pai de Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos, morou na capital federal na década de 1990 e deu aula na Universidade de Brasília. Acadêmico já renomado na América do Norte, ele fez parte do quadro de professores e deixou saudade nos amigos que fez no Distrito Federal.
Conhecido por adotar uma linha de defesa da economia marxista, que critica o capitalismo, Harris tinha interesse em discutir o crescimento econômico por meio da distribuição de renda e queda da inflação.
Pioneira nas cotas
Debate sobre a implementação das cotas na UnB, em 2004.
Arquivo/UnB
Em 2004, a UnB se tornou a primeira universidade federal brasileira a adotar uma seleção com vagas reservadas para candidatos negros.
no primeiro semestre de 2003, havia apenas 105 estudantes negros;
o número subiu para 1.355 em 2013;
em 2019, a instituição tinha 3.727 alunos negros.
LEIA TAMBÉM:
LENDA DA UNB: gatos são alunos que não se formaram? Estudantes falam sobre lenda na universidade
HISTÓRIA DA CAPITAL: conheça 1º hotel de Brasília por onde passaram personalidades como Fidel Castro, Che Guevara e Rainha Elizabeth II
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.