Caso Wilmar Lacerda: Justiça realiza audiência de instrução de ex-vice-presidente do PT no DF, acusado de violência sexual contra adolescentes
16/01/2025
Nesta quinta-feira (16), uma testemunha de acusação foi ouvida; audiência será retomada na segunda (20) com outros depoimentos. Defesa diz que irá mostrar na Justiça que acusações não procedem Wilmar Lacerda, suplente do senador Cristovam Buarque
Alessandro Dantas/PT no Senado
A Justiça do Distrito Federal realizou, nesta quinta-feira (16) a primeira audiência de instrução do caso Wilmar Lacerda. O ex-vice-presidente do Partido dos Trabalhadores no DF (PT-DF) é acusado de cometer violência sexual contra duas adolescentes, de 13 e 17 anos, e está preso desde outubro de 2024 (saiba mais abaixo).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 no WhatsApp.
Uma testemunha de acusação foi ouvida nesta primeira fase. A audiência será retomada na segunda-feira (20) com outros depoimentos.
Wilmar Lacerda está preso no Centro de Detenção Provisória (CDP), no complexo penitenciário da Papuda e foi levado, nesta tarde, ao Fórum do Itapoã e, depois, retornou ao presídio. O ex-vice-presidente do PT-DF foi afastado do partido após a prisão. A defesa dele diz que irá mostrar na Justiça que as acusações não procedem.
📌A audiência de instrução e julgamento é conhecida como um ato processual solene e serve principalmente para colher todas as provas das partes e todos os depoimentos das testemunhas, juntamente com as provas orais a fim de tentar convencer o julgador. Ela é feita através de uma sessão pública e é comandada por um juiz.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) diz que trata-se de um processo de crime sexual contra menor envolvendo um político.
"Esse processo está em segredo de justiça e tramita na Vara Criminal do Itapoã. Hoje aconteceu uma audiência de instrução e, devido ao segredo, não temos informações sobre o processo", diz o TJDFT.
Investigações começaram após denúncias contra empresário do DF
A operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), batizada de Predador, começou em agosto de 2024, com a prisão de um empresário, de 61 anos, amigo de Wilmar Lacerda.
O empresário, que está preso, é suspeito de aliciar e abusar de "dezenas de adolescentes, a maioria com 12 e 13 anos de idade". Uma das vítimas, com 16 anos atualmente, contou que era abusada desde os 13 anos.
Os investigadores descobriram que o empresário organizava festas com meninas em uma chácara, em Brasília, e dava presentes para elas. A defesa do empresário conseguiu um habeas corpus à época e, após o homem tentar fugir, a prisão preventiva dele foi decretada.
LEIA TAMBÉM:
VICE-PRESIDENTE DO PT NO DF PRESO: Wilmar Lacerda, é levado para Papuda após ser preso por suspeita de violência sexual contra adolescentes
DELEGADO PRESO: Homem é detido após atirar em esposa, empregada e enfermeira de hospital no DF
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.